quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Bêbado (mas só de alegria)

Livraria da Vila: Adorável destino

Só muito depois, ao analisar as fotos, é que reparei no local do lançamento: "Livraria da Vila". Vila que, poderia ser a do Chaves (e eu me pergunto por quê não pensamos nesse trocadilho na época).

Mas o tempo passou. As coisas mudaram, as pessoas cresceram. E aquela vila cresceu. Hoje, já não é mais só do Chaves. Cabe muito mais gente. Cabe todo mundo que foi, é e será importante pra mim. Vila, tão aconchegante como a casa de amigos queridos, tão especial como o seu próprio quarto.

A vila em questão me tomou de assalto. Roubou meus sentimentos e me deixou alucinado de tanta alegria e ansiedade. Em dado momento da noite, comecei a escrever coisas desconexas nas dedicatórias. Acredito que, em alguns casos, o recado saiu errado mesmo ("obrigado pelo sucesso. Luís", por exemplo). Tamanha foi a alegria do momento, que talvez tenha entrado em alfa por alguns minutos (não entendo de coisas de alfa, me desculpem os experts no assunto).

Em outos instantes, eu via tantas pessoas queridas juntas. Pessoas de universos diferentes, que normalmente só se encontram em aniversários (e olhe lá). Todas unidas pelo mesmo motivo, conversando. Eu as ouvia perfeitamente, mas não conseguia tempo para interagir. Ir lá, dar uma risada, fazer algum comentário e voltar. Tamanho foi o sucesso.

Agradeço de coração às pessoas tão importantes e especiais que compareceram. Também, aos amigos do meu grande amigo e parceiro Paulinho, imprescindível durante toda a jornada atrapalhada. Aos que confiaram e nos prestigiaram. Aos que me ajudaram desde que falar dos Trapalhões em livro ainda era um sonho distante, bem distante. E, aos demais que não foram, mas tiveram seus motivos para a ausência, também agradeço, claro.

O terceiro filhote mal nasceu, e já ganhou pernas e saiu correndo. Hoje, já não sou mais o dono dele, ele está aí, para quem quiser analisá-lo completamente. Mas, assim como os dois primeiros, terá para sempre sua importância. Dizem que é como um filho. Algum dia, eu saberei comparar, espero.

Sem mais palavras, deixo algumas (poucas) fotos para vocês curtirem. Muito obrigado!

























Epílogo: Estavam todos ali, sorrindo. Foi uma noite maravilhosa. Como disse uma amiga minha, muito mais madura em relação aos primeiros livros. Reflexo dos autores? Talvez. O fato é que fiquei, e ainda estou, muito feliz.

domingo, 11 de novembro de 2007

CONVITE PARA O LANÇAMENTO DO LIVRO-REPORTAGEM "OS ADORÁVEIS TRAPALHÕES"
(clique na imagem para ampliá-la)

Aguardo vocês lá!

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Freedom to experience what you dare to


O título acima, junto com o nome na imagem, foi o mote principal do evento da Nokia que aconteceu em Buenos Aires na semana passada. (r)evolution também para mim, que nunca havia trabalhado em um evento tão grande. Quase 80 jornalistas, mais de 200 convidados no total. Uma estrutura de invejar qualquer concorrente e admirar qualquer curioso, como eu.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Racing 0 X 3 Boca. E eu estava lá.



Mais uma atualização portenha. Desta vez, a partida entre Racing e Boca, justamente no dia em que comemoravam 40 anos do primeiro (e único) título mundial do Racing, la acade, como a torcida grita (a academia). Evento único, valeu muito a pena.

Infelizmente, não devo ter dado muita sorte para a torcida do Racing, já que seu clube perdeu por 3 a 0 (mas eles não pararam de cantar até o último minuto).

Gostaria de produzir um texto mais detalhado sobre o que vi lá, mas do jeito que a agenda anda, só o conseguirei fazê-lo ano que vem. Então, segue o vídeo para vocês apreciarem um pouco do que foi el partido. Lo siento pela falta do texto.

Em breve, mais notícias da terra de Gardel, Fangio e Palermo.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Certas imagens dispensam palavras - essa representa a filosofia do atendimento em estabelecimentos argentinos.
Buenos Aires ficou feia (mas ainda é linda)

Protestos políticos ou simples mensagens: Buenos Aires perdeu um pouco do seu charme


Devido a nossa rara estabilidade econômica e à frequente instabilidade argentina, visitar hoje a terra dos hermanos é algo bem mais fácil que era há algum tempo.

Portanto, falar de Buenos Aires não é novidade nem mesmo neste blog (dê um "Buenos Aires" na pesquisa do blog). Mas, estive lá por uma semana, e não posso deixar de registrar alguns dos melhores momentos. Afinal, carne de vaca ou não (desculpe o trocadilho), ainda é outro país, com culturas e costumes interessantes.

Começo pela Cidade Limpa. A primeira vez que estive em Buenos Aires após a Segunda Grande Mudança foi em 2006, no feriado de setembro. Me encantó a beleza. Espaços para anúncios, monumentos bem conservados, ruas sem buracos e um visual encantador.

Pouco mais de um ano após a visita, volto com outros olhos. Nesse interim, a cidade em que vivo, São Paulo, passou por uma transformação. Não estou aqui fazendo apologias políticas, já que esse é um assunto em que não costumo me meter muito. Mas o que sempre me interessou foi a feiura visual de São Paulo, e como combatê-la. Afinal, quem me conhece sabe o quanto eu reclamo dos emaranhados de postes e fios que enfeiam a cidade, por exemplo. Viver em uma cidade bonita nos deixa de bom humor.

Cheguei a Buenos Aires e encontrei uma cidade manchada com dezenas de anúncios, espalhados de qualquer maneira pelas avenidas principais. As estátuas, que tanto marcam a cidade, estavam em sua maioria pichadas com protestos alusivos às eleições presidenciais que aconteceram recentemente por lá. Panfletos, também sobre as eleições, aglutinavam-se nos muros e paredes de prédios.

Tamanhas mudanças não conseguiram, no entanto, tirar o charme reluzente e envolto em cada fragmento e cidadão daquela cidade (que, confesso neste texto nada imparcial, amo). Seus parques continuam magnetizando usuários, e suas paisagens são cenários prontos para amantes da fotografia fácil - como eu.

Os postes, claro, continuam não existindo, ao contrário de São Paulo. Mas, pela primeira vez, volto para minha cidade com um certo orgulho dela. Note bem, um certo. Afinal, ainda podemos melhorar em infinitos aspectos. Mas, pelo menos na poluição visual, tiramos um pouco do atraso de anos-luz em relação ao aceitável.

Em breve, volto com outras - e interessantes - facetas de BsAs.