sexta-feira, 11 de junho de 2010

As minhas Copas


Em 1990, lembro da sala de aula. Todas as carteiras foram pra trás. Aquela bagunça toda. A TV era pequena, mas deu pra ver o jogo. Brasil e Escócia, se não me engano. Comidas e docinhos espalhados. Se bem que o mais divertido pra mim era entrar nas "cavernas" de carteiras no fundo da sala. Que diversão. Alguns dias depois, em casa, vi com meus pais a eliminação para a Argentina. Nem triste fiquei.

O álbum de figurinhas eu completei.

94 foi o ano. De ganhos e perdas eternas. Foi a Copa da minha vida. E até hoje, é a única que sei detalhes, de cabeça. Placar, gols, momentos, nomes da escalação. Naquele ano, o futebol foi o pano de fundo da minha vida sendo construída. Amizades, se não nasceram, foram consolidadas naqueles dias de julho. Na final, estava em um sítio com um amigo. Família de italianos, mas mesmo assim ficaram felizes pelo Brasil. Eu me lembro de pular, em frente a uma TV antiga, e os olhos rapidamente marejaram. Fiquei surpreso por chorar pelo meu país.

O álbum de figurinhas eu completei.

Em 98, nada de especial. Ano de transição, esquisito. Adolescência boba, mal usada. Em minha mente, queria reperir 94. Não o resultado, mas a intensidade da paixão em todas suas vertentes. Não foi nada disso. Nem lembro onde estava na final. Nem lembro daquele ano, afinal.

O álbum de figurinhas ficou bem incompleto. Um descaso.

Veio o título de 2002. Desempregado, entrevistas de estágio. Vida séria. Vida em série. Mas foi incrível. Na final, tentei chorar e não consegui. Vibrei e comemorei o título, mas as lágrimas não vieram. E aquele momento acabou sendo apenas um título de futebol.

O álbum de figurinhas ficou cheio, mas não completo.

06 foi divertido. A primeira Copa trabalhando. Com uma turma legal, em uma empresa bacana. Nesta edição, a cerveja já era companheira de guerra. E a bebedeira ajudou. A turma animou. A eliminação para a França foi irritante, mas o relatório do cliente teria que ser entregue mesmo assim. Vida corporativa.

O álbum de figurinhas eu completei. Na marra. Suado, pelo correio, um ano depois.

2010 me reserva uma nova surpresa. O que irá acontecer? Ainda não sei. E nem estou falando de futebol.

Mas o álbum de figurinhas eu já comprei, e só faltam três.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Breve

Dizem que escrever dá trabalho. Que requer inspiração, suor, mentalização e muito mais. Incrível como para mim as palavras vão surgindo. Enquanto a digitação ou os rabiscos aparecem, as frases mentais vão se formando, vão crescendo e ganhando corpo. Quando vi, uma sentença inteira ficou pronta. E um parágrafo. E outro.

Me irrita errar quando digito. É um retrocesso. Uma pausa. Um susto. Um atraso de vida. Mas os erros de digitação fazem bem o papel de metáfora. Afinal, a gente vai digitando, vai montando sentenças, mas nem sempre faz tudo direito. De vez em quando aparece uma repetição aqui ou ali. E quando vimos tudo já foi feito com cettos tropeçpos. Sabe como é. A diferença é que no teclado a gente poda voltar no tempo. Pode corrigir tudo que fez de errado. Na vida, nem sempre dá pra corrigir o que não saiu como a gente queria.

No mais, é continuar escrevendo.