sexta-feira, 6 de outubro de 2006


Em 4 de dezembro de 1956, nos lendários estúdios da Sun Records, em Memphis, Tenessee, quatro figuras históricas registraram um dos maiores momentos da música moderna. Na tarde daquele dia, os ainda pouco conhecidos Elvis Presley, Jerry Lee Lewis, Carl Perkins e Johnny Cash encontraram-se por acaso no estúdio. À época, Elvis, o mais famoso do quarteto, havia acabado de assinar contrato com a gigante RCA - hoje Sony BMG, e liderava entre os rankings de músicas e discos por semanas. Durante cerca de duas horas, os cantores realizaram provavelmente uma das mais famosas jam sessions da história do rock. Sam Phillips, o dono do estúdio e quem revelou os artistas ao mundo, notou que a história o estava dando algo de valor. Foi quando o empresário decidiu gravar a sessão dos artistas. As fitas ficaram esquecidas por muitos anos, como sempre é comum em lendas e histórias similares. Na década de 80, finalmente um LP, chamado "The Million Dollar Quartet", chegou às lojas. O material, no entanto, era incompleto e não seguia a ordem real das músicas.
Vale lembrar, ainda, que a única - e clássica - foto disponível desse encontro é a que aparece na capa do disco acima. Quando Sam Phillips percebeu o quão grande era aquele momento, ligou para um repórter do Memphis Press-Scimitar, jornal local. O repórter rapidamente foi ao local, e teve a oportunidade de realizar a famosa imagem acima.
Após o lançamento do álbum - que mais tarde se tornaria um CD - a Sony BMG traz, cinquenta anos depois, pela primeira vez a gravação completa do encontro. O novo cd, entitulado "The Complete Milion Dollar Quartet" traz 12 minutos a mais de áudio, com canções novas e, também pela primeira vez, na sequência correta. O Cd está disponível pela Internet.
O nome "Milion Dollar Quartet", aliás, foi dado pelo repórter e serviu de título para a matéria que seria publicada no dia seguinte no folhetim. Hoje, claro, 1 milhão de dólares mal paga alguns meses em visitas a Graceland, casa do Rei.

Nenhum comentário: