quinta-feira, 25 de outubro de 2007

E o Terceiro Filhote nasceu!


O livro chegou hoje. Está bem, saudável e completo. Agora é mais do que oficial, então acho que posso falar sobre ele aqui.

"Os Adoráveis Trapalhões" – Luís Joly e Paulo Franco
Matrix Editora
160 páginas
R$ 28,00

Descrição:
Ô psit, esta obra não é dirigida somente aos fãs do grupo, àqueles que tiveram a oportunidade de assistir ao quarteto em seu auge. Qualquer aficionado do bom humor ou interessado na história da nossa tv deve passar por estas páginas. Os trapalhões significaram quatro décadas na televisão e no cinema, encontrando crianças e adultos, que riram com seu humor genuinamente simples, bem-feito e com a cara do Brasil.

A data de lançamento será 27 de novembro. Quando tiver o convite eletrônico, o postarei aqui.


Sentimento:
Já ouvi uma mãe dizer que a sensação dos filhos que vêm depois nunca é igual a do primeiro. Pois a capa ficou linda. O pessoal aqui da empresa incentivou, deu parabéns, leu, gostou. Meu nome está lá. Mas, de alguma forma, não é igual ao inigualável Chaves: Foi Sem Querer Querendo?, aquele projeto da época em que ainda sonhávamos, como algo distante e absolutamente impensável, em um dia aparecer na lista da Veja ou de outras publicações.

Me lembro muito bem do momento em que o CH1 chegou lá na Jeffrey. A emoção foi tanta que eu não quis olhar para a capa do livro; queria deixar para vê-la junto com o Fernando. A empresa, carinhosamente, parou, todos tocaram, folhearam e analisaram superficialmente a obra. Ainda consegui tirar uma foto de todos segurando o livro – foto que, por muito tempo, ficou no meu álbum do Orkut e que incluo ao lado, uma de minhas favoritas.

Quando finalmente vi o livro pela primeira vez, no estacionamento do Shopping Raposo, as lágrimas, teimosas, caíram. A sensação de ver nosso livro, que 3 anos antes nascia no meio das aulas da faculdade, era indescritível. Literalmente, um sonho realizado. E, como disse o orientador Marcelo Rollemberg no prefácio da obra, às vezes, sim, é possível misturar nossa paixão em um trabalho e, ainda assim, obter um resultado imparcial e justo.

Os Adoráveis Trapalhões marca, de fato, o início de minha vida adulta. Não foi resultado de um sonho. Não teve paixão, não teve o lado lúdico, não teve o entusiasmo que só se tem quando é algo que saiu do zero, do nada. Este livro foi, sim, resultado de muito trabalho. Entrevistas. De suor, de estudo, de pesquisas longas e lutas contra a preguiça. É a prova de que um projeto pode começar apenas em uma conversa, e ganhar forma, conteúdo, papéis, letras e polêmicas.

O prefácio, desta vez, não foi do nosso orientador. Foi do Tom Cavalcante. Celebridades – dizem – já confirmaram presença pro lançamento do livro. Não sei ainda qual será o retorno do público e crítica. Até agora, ninguém leu, além do Paulinho, do dono da editora e de mim. Torço para que gostem. Ficou meio "magrinho", mas tem –curiosamente- o mesmo número de páginas do nosso primeiro livro. Coincidência? Ou foi sem querer querendo? Ô da poltrona, só lendo mesmo.

Nos vemos no dia.

7 comentários:

Anônimo disse...

Cheguei hoje ao seu blog. Pela primeira vez e quero crer para voltar sempre. Muito bons os textos. Criativos, bem escritos, espirituosos. Parabéns!
Pax

Luís Joly disse...

Sandro, valeu pelas palavras! Também vou dar uma conferida no seu blog!

Anônimo disse...

é.....tenho de escrever novamente...meu coração me diz isso ....mas desta vez para discordar de você......você pode até achar que não foi resultado de um sonho, que não teve paixão, lado lúdico, sem entusiasmo...tudo isso na sua visão.....porque tudo que fazemos na vida tem uma paixão, um sonho, uma vontade, um entusiasmo...acredito muito nisso....se não, tudo fica sem graça, meio ameba, vira um ser inanimado, sabe?? rss ....e acredito que lá no íntimo o livro saiu porque existia algo que te movia a fazê-lo.....aliás, vou além dos meus palpites.....sabe por que o livro nasceu?? porque vc é um escritor nato.....acho que já por isto basta....ou não??
aliás, quando será o próximo, hein??? .....

P.S. heheheh...desta vez, postagem assinada.....aprendi!!!! opa!!!

Caru disse...

AÊÊÊÊÊ!!!

Parabéns, queridão! Vou dizer de novo, e sei que não é pela última vez: orgulho, orgulho, orgulho!!
Beijão!

Anônimo disse...

Nossa, Jolie, parece que foi ontem que vc estava tão nervoso, correndo atrás de entrevistas e tenso porque tinha que entregar tudo correndo. Que emoção! Nem chego a ficar orgulhosa porque como dizem aquelas plaquinhas de torcedores modestos, "eu já sabia".
beijos e parabéns. Pena que não estou aí pra te dar um abraço.

Anônimo disse...

Antes tarde do que muito mais tarde...
Parabéns meu amigo, vc merece colher todos os frutos de mais este trabalho bem feito!
E seu anjinho é muito forte pq meu diabinho adorava ficar te "tentando" no período atrapalhado!

Anônimo disse...

Amore, vi a matéria no estadão hoje. Adorei a divulgação, mas fiquei puta da vida com aquele Didi, dando de desentendido sobre o livro. Por amor, o que é esse cara? Não dá entrevista e depois ainda se mostra surpreso? Sem noção, espero que ele não encha teu saco. Mil bjs, parabéns de novo, estou doida pelo lançamento do livro.