domingo, 27 de janeiro de 2008

O Amigo da Vez

(Um depoimento a favor do consumo - moderado - do álcool)


O amigo da vez tem a noite desanimada. Nada é pior do que ver os amigos fumando e bebendo, e você nada pode fazer. Risadas, exageros, superlativos adjetivos que, aos seus tristonhos olhos, parecem descrições vãs do cotidiano alcóolico de todos nós. Água de côco, suco de soja, chá gelado, doses de soda, achocolatado e cerveja...sem álcool.

Ouvidos não ouvem da mesma forma. Sóbrios não têm noção do que fazem. São os vexatórios sorrisos amarelos de uma típica segunda às nove. Antibiótico, amniótico, meticorten, e é para quem? Fatídico, digesan, meu Deus, quem é fã?

Só eu tenho fome. Só eu escrevo. E, a minha volta, o cheiro de bourbon só não é mais forte que a pizza artificial que exala dos meus dedos. O sal na língua ainda é forte, e amortecido com a mais gelada das águas. A música que enaltece o sentimento gaudério preenche o ambiente. Pessoas sóbrias somente reparam em pequenos detalhes, como os que agora ocupam as linhas deste velho caderno emprestado.

Hino gaúcho à parte, quem faz a segunda voz nem sempre é o amigo da vez. Ficar sem beber dá o espaço dos quilos perdidos - ou não ganhos - para um vazio melancólico tão intenso que não possui formato ou dimensão. Entre uma faixa e outra, o som que por alguns segundos ocupa o local é dos meus traços incessantes. Tão incessantes quanto possantes e indecisos. Traços sóbrios de amendoim.

Palavras e laudas dão o tom desafinado do meu momento. A sobriedade machuca na alma, pega no corpo e se percebe no branco dos olhos . Minha mão esquerda denuncia os traços do grafite que vai aos poucos tornando-se mais escasso e mal acabado. Clássicos não são bem-vindos a toda hora.

A batida é rarefeita.
Ter o ar, é raro.
E tossir é só um efeito.
Essa batida é lenta.
É lenda.

Momentos de emoção que agora dominam olhos, boca, cabeça e coração dos bêbados. Só o sóbrio não tem coração. Impotente, assiste indefeso o teor alcóolico levar o bom humor janela afora. Garranchos não se misturam a lágrimas. Elas não têm por quê estar aqui.

Alcanço o tom em lá maior.
Dó, menor.
A impressão que vejo não conta. Não varre nada. De nada adianta o suor que agora teima em dividir o espaço entre madeira e carne.

Sou só, sou sobra, sou sóbrio.
Até certo ponto.

13 comentários:

Anônimo disse...

Alguém aí tem uma cachaça pra servir pro rapaz?!

Elis Monteiro e Guilherme disse...

que texto lindo, querido! tristonho, mas lindo.
Eu, que não bebo há tempos, me senti descrita aí ;-)

Anônimo disse...

Uouououolllll, uououolllll ah ahhhhhhhh... O amor de primavera, não termina no verão, no outono ele floresce...

Luís Joly disse...

Uoooooo uoooo uo uoooooooowwww ou ou aaaaa aaaaaeeee!

(piada interna)

Anônimo disse...

É só beber com moderação meu caro.
A "poprósito", coloquei vc nos favoritos do meu blog.
Abraços do amigo Phillip.

Luís Joly disse...

Estava tomando remédios, não podia beber álcool...

Caru disse...

Deus!!!!!! Que deprimente!!!
Quem diria, Lulito, você escrevendo um texto desses!

Se vale o (péssimo) conselho de uma velha amiga, eu já teria, FÁÁÁÁCIL, esquecido do antibiótico e pedido um Jim Beam! Certamente o mal que a sobriedade faz não se cura com remédio. hihi!

Anônimo disse...

Triste, realmente me fez pensar. Nao soubesse eu o real motivo desta sobriedade imposta e, que este episódio fosse gerar um texto tao "amargurado" ( outra piada interna), confesso que teria posto rédeas na cavalgada desenfreada do consumo alcooolico, hic.

Anônimo disse...

Post "bombando"!!

Passada a sobriedade causada por um trágico antibiótico, bora tomar umas no Carnaval? Mesmo que ao som do seu bom e velho rock'n roll??

Luís Joly disse...

Já descobri a fórmula para o meu blog ganhar mais e mais adeptos: escrever sobre cabides e alcoolismo! hahahaha

Anônimo disse...

Depois eu digo e ninguém acredita: só tenho amigos loucos e bêbados!

Anônimo disse...

Luis, o seu melhor texto até hoje. Pena que os comentários acabaram com a poesia e a profundidade do texto e do seu momento. Foi o único que depoimento deste blog que tive vonatde de comentar até hoje. E olhe que já li algumas dúzias deles. Parabéns! Você conseguiu me deixar compenetrada desde a primeira silába até o ponnto final.

Luís Joly disse...

Obrigado pelas palavras. Gostaria apenas de saber quem é vc...:-)