terça-feira, 9 de setembro de 2008

Firefox destruindo o Chrome


Muito já se fala sobre o novo navegador da vez, o Chrome. Seria apenas mais um, não fosse o fato de pertencer aos meninos do Google. E, quando uma empresa como o Google entra em um setor absolutamente novo, é melhor prestar atenção: a coisa vai esquentar.


Ou nem tanto assim?


Devo ter sido um dos primeiros entre os milhões que baixaram o Chrome logo na primeira hora em que esteve disponível. Sou um fã confesso do Google, e uso muitos dos seus produtos - destaque, claro, para o GMail, mas não deixo de frequentar locais como Google Docs, GTalk, Orkut e, claro, You Tube (além, naturalmente, deste provedor que abriga o texto aqui escrito).

Lamentavelmente, a decepção foi grande. O Chrome possui um visual simplista, na mesma linha do GMail. Pouco ícones, muita funcionalidade. No caso do Chrome, só faltou o trecho "muita funcionalidade" para ficar bom. O browser é limitado, desanimador e frustrante para geeks como eu. O mínimo (notem, o mínimo mesmo) que esperava era uma integração muito eficaz com os produtos da marca. Acesso rápido e offline ao GMail, scraps sem precisar acessar o Orkut, Google Docs com atalhos, Picasa etc.

Nada. O Chrome pode, no máximo, agradar os usuários comuns. Talvez nem eles. Pois sites como o IMO (Messenger online) não carregam direito, e vários outros abrem com a formatação incorreta - incluindo aí, o do meu cliente).

Resumindo: decepcionante. Nem mesmo o artifício que trata-se de um software beta ajuda. Afinal, qual programa no Google não é beta, mas nem por isso deixa de funcionar bem e ser inovador?

E os outros? | Minha experiência durou poucos dias com o Chrome. Ele já foi removido do computador, e voltei para o Firefox 3, certamente o melhow browser que já usei. Melhor, diga-se, pelos complementos dele, que o torna um navegador com N possibilidades. Um exemplo? Recentemente instalei o complemento FireNes, um emulador para os jogos do Nintendinho 8bits (aquele do Mario 1, 2 e 3). São 2 mil jogos de Nintendo ali, no seu Firefox. Claro, esse é um exemplo bem fútil, mas há muita coisa interessante até para o mundo dos negócios.

Por fim, para quem não gosta do Firefox, recomendo ainda outro antes do Internet Explorer: o Avant Browser. Pouquíssimo mencionado por aí, ele usa a base do IE, mas traz atalhos, visuais e funcionalidades muito mais legais que o irmão da Microsoft.

Um comentário:

Vitor disse...

Sou um usuário comum e gostei do Chrome, como já lhe disse...gosto do estilo de visualização mas admito que faltam coisas para alguém que exija mais do navegador.

Só para não deixar o post com informação errada, o site do seu cliente já está corrigido em sua formatação no Google. Pelo menos os meninos do Google agem rápido, isso você não pode negar.