sábado, 20 de setembro de 2008

Momento nostalgia - de volta ao
Porto Seguro


Passado a presente: a porta da sétima série permanece a mesma, mas outras já usam cartão magnético

Hoje tive oportunidade de voltar ao Colégio Visconde de Porto Seguro, o local onde provavelmente tenho mais memórias na minha vida (depois da minha casa, claro). Naquele local em que falávamos alemão e parávamos toda vez que o Hino tocava, foram 11 anos que pareceram intermináveis. Momentos muito divertidos, mas também sofridos e difíceis. Como disse meu amigo da época (que me acompanhou), nem mesmo um fechamento de revista se compara à semana dos provões que enfrentávamos. O nível de estresse não era pouco. E eu concordo com ele. Prefiro fechar um relatório anual do que voltar à semana dos provões.

Impressionante foi ver o quanto a escola de modernizou. Elevadores, quadras cobertas, centro cultural, anfiteatros, tudo ali é novo. Foi difícil, mas encontrei ainda objetos inalterados desde o distante ano de 1996.

O evento marcou os 130 anos da escola. Pela primeira vez, desde que saí de lá, a direção abriu todo o local - diferente das festas juninas, em que somente temos acesso à área esportiva. Dessa forma foi possível, pela primeira vez após muitos anos, revisitar locais históricos como a sala onde fiz o pré, o ponto secreto em que ficava com minha primeira "namorada" e momentos com os amigos.

Nesse passeio pela escola, passado e presente brigavam para tomar o primeiro plano. Ali, cada toque, cada cheiro e cada olhar despertaram algum sentimento. Tristeza extrema e diversão inocente dividiram espaços. Os olhos se encheram de lágrimas diversas vezes. Naquele local nasceu o Jack, uma espécie de versão embrionária do Joly. Todos, originados pelo bom e (nem tão) velho Luís Arthur.

Eis algumas das fotos.

Estacionamento subsolo de dois andares: cadê o colégio que eu estudei?

O bom e velho "campão": pelo menos ele, continua ali (o estacionamento está abaixo dele)

O Porto agora tem pavões: de novo, cadê o colégio que eu estudei??

A lanchonete continua intacta. Mas, na época, a coca custava R$ 0,50 (isso pra não falar dos cruzeiros)

A biblioteca mudou. Agora, parece uma área livre de um shopping. Aliás, o colégio inteiro parece um shopping...

Aqui é o local onde "ficava" (aos oito anos ou menos) com minha primeira namorada, que por acaso reencontrei ano passado

Triste lembrança: essa era minha visão quando descia as escadas após receber o boletim da sexta série. Reprovado

Corredores que marcaram época: nele, a única novidade são os armários

2 comentários:

Unknown disse...

Nunca existiu namorada alguma no porto. Mentira!

Luís Joly disse...

hahahahaha. Devia ter colocado aqui as fotos do Sr. nos anos 1990... Aquilo sim era algo surpreendente!