domingo, 23 de setembro de 2007

Dois ovos em pé, ao lado de um deitado: mágica?

Equinócio


Originalmente, a palavra "equinócio" designa equilíbrio, igualdade, lados iguais, etc.

O equinócio ocorre duas vezes por ano, em 22 de março e 22 de setembro. Marca, respectivamente, as entradas do outono e da primavera. E a história do equinócio na minha vida começou quando fui a casa de uma prima de uma ex-namorada (nunca decorei o nome delas - das primas).

Quando cheguei lá, vi uma série de ovos em pé, na bancada da cozinha. Claro, me interessei pelo fenômeno, e aí ela me explicou que eles estavam em pé por causa do equinócio. Segundo ela, durante o equinócio, a Terra está em equilíbrio, e até um ovo fica em pé com facilidade.

O tempo passou, e depois que eu já comecei a colaborar para a revista Mundo Estranho, acabei tocando no assunto com o editor da revista. O assunto entrará na edição de novembro, sobre lendas urbanas.

Claro, eu entrevistei alguns especialistas na área, e todos me confirmaram, com muitas risadas, que não há relação alguma do equinócio com um ovo em equilíbrio. Ou seja, com um pouco de insistência, você deixa um ovo em pé em qualquer época do ano.

Para comprovar a tese, gravei uma tentativa. E, surpresa, deu certo!
Além da foto em questão, gravei um vídeo em que consigo deixar o segundo ovo em pé. E não tem truque não. O ovo é cru, um ovo comum. O vídeo entrará no site da revista em breve (provavelmente, editado).
P.S: Ah sim, se vocês ouvirem com atenção, entre 25 e 30 segundo de vídeo, conseguem reparar no meu pai dizendo "esse Luís é xarope...História de equinócio...". Comentário que vale pelo vídeo todo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Luís é xarope????? ....rss.....o que seria do mundo se não existissem os xaropes??? ....os Rauls Seixas.....os Renatos Russos...(não sei qual seria o plural desses nomes)....e por aí vai......a diferença é que faz a diferença......