domingo, 15 de junho de 2008

Solteiro e feliz?

Os tradicionais cabides...Individualidade acima de tudo!

Ontem, tive uma tarde maravilhosa com uma amiga muito especial. Hoje, um amigo meu me manda a notícia que você pode acessar aqui. Na entrevista, no site da Veja, o psiquiatra Flávio Gikovate diz que é perfeitamente possível - e até mais fácil - ser feliz sozinho, em especial, solteiro.

Segundo o especialista, na ânsia de agradar aos parceiros, as pessoas acabam abrindo mão de suas individualidades - e é aí que mora o perigo. A partir do momento em que cada um começa a querer agradar o outro, é o começo do fim. Enquanto isso, para os solteiros, ainda segundo ele, resta sonhar com os momentos românticos que vemos em filmes e lemos em livros. Ou escrever poesias no blog...

O negócio todo é que o romantismo, creio, mudou muito, assim como nossa vida é bastante diferente da vida que nossos pais levavam. Que me desculpem o Fábio Júnior e os românticos ortodoxos (e eu já fui um), mas não acredito há muito tempo em "metades da laranja, dois amantes, dois irmãos".

São dois indivíduos completos, que se gostam, se aceitam e sabem respeitar o espaço de cada um. Se tentarem tirar minha individualidade, é melhor nem começar.
Para quem não acessou o link por preguiça, aqui está um trecho que achei polêmico e interessante, respondido sobre quais dicas daria para jovens começando na vida amorosa:

“É preciso que o jovem entenda que o amor romântico, apesar de aparecer o tempo todo nos filmes, romances e novelas, está com os dias contados. Esse amor, que nasceu no século XIX com a revolução industrial, tem um caráter muito possessivo. Segundo esse ideal, duas pessoas que se amam devem estar juntas em todos os seus momentos livres, o que é uma afronta à individualidade. O mundo mudou muito desde então. É só olhar como vivem as viúvas. Estão todas felizes da vida. Contudo, como muitos jovens ainda sonham com esse amor romântico, casam-se, separam-se e casam-se de novo, várias vezes, até aprender essa lição. Se é que aprendem. Se um jovem já tem a noção de não precisa se casar par ser feliz, ele pulará todas essas etapas que provocam sofrimento.”

E você, o que acha?

10 comentários:

Anônimo disse...

acho que o velho ditado "antes só do que mal acompanhado" resume um pouco toda a situação......mas posso dizer que é isso mesmo: temos de respeitar as individualidades....mas mesmo as individualidades precisam ser complementares (lindo isso, não? meio contrastante), mas é mais uma das minhas teorias para que o relacionamento siga em frente....se não, vira só discussão etc etc etc....
sei lá....acho que é isso...vou pensar mais...
bjs

Luís Joly disse...

"Pois saiba que a solidão nem sempre é uma boa companhia" (Firmino, o zelador da novela "Carrossel". O primeiro Firmino, claro, já que o segundo era bem mais chato).

Anônimo disse...

Gosto do texto, gosto da maneira como o tema foi abordado pelo psiquiatra. Me fez pensar. E logo mudar de idéia. Viver sozinho é melhor do que viver acompanhado? Pura ilusão. Nada dá mais prazer do que amar alguém e ter vontade de dividir sua vida com essa pessoa. Sem amor a vida fica sem sentindo. Não dá para dividir a vida só com amigos. Nem com a caixa de chocolate. E só se interna no trabalho o cara que não tem alguém que o ame esperando em casa. Acredito que é importante sim respeitar a individualidade. E aceitar que duas pessoas são dessemelhantes. Por isso não dá para pintar a mesma parede de duas cores distintas. Mas quando você ama, você aprende o quanto é importante abdicar em alguns momentos. E como crescemos quando aprendemos a brigar por algo... vencendo, ou perdendo. A vida perde o sentido quando estamos sozinhos. E isso não é carência. Só quem nunca foi feliz no amor pode falar que viver sozinho é melhor. E só porque você não tem sorte no amor, vai desistir? Não. É preciso agir naturalmente. O amor é simples, nós que complicamos.

Beijos Mari

Luís Joly disse...

Mais uma citação:

"É melhor ter amado e perdido do que nunca ter amado".

Essa é do Charlie Brown (do Snoopy, por favor).

Afinal, o especialista diz "a maioria dos casais começam errado". Basta para nós entrarmos para a minoria! :-)

Anônimo disse...

é...concordo que a solidão nem sempre é uma boa companhia...mas às vezes ela é uma boa companhia para pararmos, colocarmos algumas coisas em ordem dentro de nossas vidas e de nossos corações e pensarmos que mais do que amar, queremos ser amados.....muuuuito amados......até chegarmos ao ponto de dividirmos as alegrias, as tristezas, tudo o que está aí para ser vivido.....enfim, a vida....

Caru disse...

Eu sou contra é ficar divagando sobre estar sozinho ou não.
É tudo bobagem. Você pode estar convencido de que estar sozinho é bom até achar aquela pessoa com quem você quer ficar sozinho junto. E vice-versa! hahaha...

E já que está fino citar gente batuta: "deixa a vida me levar" (Zeca Pagodinho)

Alessandra Castro disse...

Puxa realmente de valor este texto. Eu por muitas vezes me sinto desajustada na minha condição de solteira, agora já tenho uma boa descula p/ dar. :D

Anônimo disse...

Eu sei lá, diante tantos exemplos de frustracoes matrimoniais recentes, inclusive a minha, estou mais para o posicionamento xucro e sem nocao de Seu Pedro, personagem épico conhecido de alguns que, ao ser interpelado acerca de um possivel novo casamento destilou sua veemente opiniao. Nao, nao mexo mais com essas coisas, aliás, parei com as drogas (sic).

Em tempo, a falta de acentuacao clara se dá ao fato de eu ainda nao ter intimidade com este teclado espanhol.

Anônimo disse...

Acredito que duas pessoas podem se amar sem que haja necessidade de se ver, tocar... O amor eh muito intrigante. Um sentimento que nao nos permite escolha. Ha quem passe toda a vida junto de uma pessoa, mas amando (secretamente) outra. Ha quem enfrenta amores impossiveis. Ha quem acredita que o amor maior nao eh o amor por um individuo, mas sim pelo "todo". E ha quem acredita que a unica forma de amar alguem eh amando primeiro a si mesmo. Talvez, no caminho de aprender a amar a si mesmo, aprendemos que todas, e nenhuma, dessas opcoes estao corretas. Amar eh amar. Nao tem sentido. Nao pede sentido. Simplesmente eh.
Dividir a vida com alguem eh outro assunto. E requer muito mais que amor.

Luís Joly disse...

Concordo com o anônimo final. Amor não pede uma definição. E o esquema é ser feliz e amar do jeito que dá para amar. Nem sempre é possível como queremos, mas dá pra amar de tantos jeitos que isso nos faz acreditar que viver é muito, muito bom.