segunda-feira, 14 de julho de 2008

(Por que) Precisamos tanto do álcool?


A pergunta é instigante: realmente precisamos do álcool como fator de socialização? Desde a nova lei seca, ainda não havia enfrentado, na prática, os rigores da nova lei. Mas, no último fim-de-semana, um encontro aqui em casa me mostrou os resultados da nova legislação de forma mais palpável.

Tudo correu bem, estava ótimo como sempre. Porém, faltou aquele "algo mais". As pessoas se foram mais cedo, ninguém dançou de forma incontida ou fez maluquices que acabam chamando a atenção de todos. Em suma, foram todos...comportados.

É possível se divertir, a base de guaraná e chá, da mesma forma que nos divertiríamos com um chope gelado ou algumas taças de vinho? Ou estamos tão mal acostumados com a bebida que somente ela nos serve como um passaporte mais rápido e garantido para a loucura memorável?

9 comentários:

Caru disse...

Ah, não sei não... Acho que o comportamento coletivo é que determina a diversão. Saí no domingo e ninguém bebeu. Foi bacana e eu passei a base de Guaraná. Se só alguns bebem, os que não o fazem acham tudo um porre. Se todos bebem, o comportamento é de um bando de doidos, como foi no ano passado. A gente achou divertidíssimo, mas como você mesmo deve lembrar, teve gente que odiou! hahahaha...

Eu gostei e é isso que importa!

beijos

Vitor disse...

É fato. O álcool controla manifestçaões pessoais e coletivas. Mas acho que muito mais por uma convenção social do que por seus efeitos químicos. Mesmo sem estar bêbado, nos sentimos mais seguros e menos desinibidos com um copo de cerveja na mão.
Fato é que nunca fui de beber...e sempre aprendi a me divertir sobriamente. Agora é questão de tempo até todos aprenderem também.

Luís Joly disse...

2007 foi p mim o ano em que mais bebi. Felizmente, reduzi drasticamente neste ano.

Acho que falta mesmo as pessoas se adaptarem melhor ao novo esquema. E é tudo que tenho a dizer por enquanto.

Unknown disse...

Bom acho que quem gosta de beber, como eu, com esta nova lei é simples vai de taxi, assim pode beber o qnto bebia antes, correto? Agora tenho que concordar que as pessoas estão mudando, não sei se para melhor ou pior mais se for com mais segurança para andar de madrugada, tá valendo!!!
Bjinhos!!!

Anônimo disse...

Seria a nobre garrafa do velho e bom Jim Beam?

Luís Joly disse...

É ele mesmo, acertou em cheio. O melhor bourbon para o dia-a-dia.

Anônimo disse...

Eu nao bebo mais....nem menos. Só a mesma quantidade habitual, seja a lei seca, molhada ou qualquer outra atribuicao que a valha.
Mas, que o resultado da imposicao é claramente visível ,isto é. As ruas estao mais sóbrias, vazias e consequentemente mais seguras. Que bom, agora só corremos mesmo o risco de sermos assaltados, sequestrados e outros bichos, ao menos o risco de colisao em postes que nao sabem dirigir diminuiu consideravelmente.

Luís Joly disse...

Por isso nos países desenvolvidos (ou ao menos planejados) não há postes, os fios são aterrados!

Viva Elvis Brasil disse...

Bom, eu nunca precisei de álcool para me diverti e nunca entendi porque as pessoas precisam desse tipo de impulso para acharem algo divertido. Se vou encontrar amigos, vou me divertir porque estarei com eles, o que vai me dar prazer é estar com eles; se vou para uma festa, idem. Mas sei que sou uma das raras exceções que pensam assim, infelizmente!