sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Aos cinco, Teremos Coisas Bonitas pra Contar melhora e muda visual

Em 2003, blogs ainda estavam em expansão. À época, esses tipos de sites eram vistos apenas como diários, páginas pessoais em que usuários anônimos (ou não) compartilhavam um pouco da sua vida, de suas letras, temores e amores.

Cinco anos depois, muita coisa mudou mudou e esse mundo, que ganhou o nome de blogosfera, tornou-se um caos, conforme revela Rodrigo Padron, diretor da LVBA Interativa, braço da agência LVBA especializado em mídias sociais e Web 2.0: "hoje, não há convenções no mundo da chamada web 2.0, onde o "colaborativo" tornou-se imperativo. Os blogs vêm ganhando cada vez mais importância no cenário de mídia e isso tende a aumentar", revela Padron, que vem estudando de forma ferrenha o atual momento da web. Estima-se que dezenas de blogs são criados e extintos a cada segundo em todo o mundo. Em um cenário tão competitivo, como diferenciar-se da massa blogueira?

Na contramão do cenário atual, em que surgem cada vez mais blogs especializados em determinados assuntos, o Teremos Coisas Bonitas pra Contar mantém-se fiel a sua proposta inicial. "O Teremos... não especializou-se em apenas um item, como música, tecnologia ou cinema. Aqui, é possível encontrar de tudo. Momentos que valem a pena ser vividos entram no blog", esquiva-se o autor e moderador, Luís Joly, reforçando que blogs especializados atraem somente um perfil de visitante. "Aqui, qualquer usuário pode entrar e achar um assunto de seu interesse".

E, para celebrar seus primeiro cinco anos de vida, o blog apresenta novo visual e funcionalidades. "A cor laranja, que já era predominante, ganhou ainda mais destaque", revela Joly, adicionando que o endereço atualmente recebe cerca de 500 visitantes mensais. O número, aliás, só foi descoberto graças a instalação de complementos que monitoram diariamente o número e a origem dos visitantes. "Sabemos que muitos preferem nos visitar sem deixar comentários. Assim, temos ao menos uma idéia melhor da audiência", explica.

O Teremos... também se esforça para manter-se conhecido por meio de websites especializados em blogs. Recentemente, o criador da página cadastrou o endereço no Facebook e no Technorati, maior portal com cadastro de blogs no país.

Madrinha | A criação do Teremos... possui uma madrinha, conforme revela o dono do portal. Caru Fogaça Ponte, que em 2003, incentivou Joly a criar o endereço. "Caru já era uma blogueira há alguns anos, e me convenceu a desenvolver algo", confessa ele. De lá para cá, no entanto, muita coisa mudou, mesmo com o objetivo final sendo o mesmo, conforme diz o autor. "Este blog, no início, era muito mais pessoal, no sentido de dizer coisas muito cotidianas. Com o passar dos anos, passou a revelar somente o que realmente valia a pena, dando a chance de outras pessoas, quem sabe, usufruírem de experiência parecidas", diz.

E as novidades? | Entre as principais mudanças do blog, está o novo layout, que mantém o visual anterior, com sutis mudanças. "Colocamos novas fotos e alteramos levemente as cores do blog", explica Marcos Carvalho, coordenador de design do endereço e atual diretor de arte da multinacional de RP The Jeffrey Group. De acordo com Carvalho (que irá se casar em novembro), o trabalho ainda está em progresso. "Não fiquei totalmente satisfeito e ainda pretendo mexer em algumas coisas nas próximas semanas", revela o perfeccionista e designer.

Além do visual, o Teremos... traz um pedido antigo de internautas: um link com os posts mais populares. Joly exemplifica com uma história sobre cabides: "há algum tempo, revelei no blog como havia ficado feliz com a disposição de cabides iguais em meu armário. O post foi um sucesso, mas muitos visitantes novos acabam encontrando dificuldade para encontrar esse ou outro post de suas preferências".

Cabides? Enfim, o que interessa é que agora o moderador pode incluir na barra lateral links com os mais marcantes posts da história do blog - por mais estapafúrdios que sejam.

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo novo visual....gostei!
bjs

Caru disse...

Que lindo você... Nunca esquece as coisas, né? Fiquei emocionada por ser mencionada como madrinha do meu padrinho, mas queria deixar claro que o "Teremos..." dá de mil a zero no meu velho e bom blog, e não é de hoje.
Parabéns, amigo. Adoro você!
bj

Anônimo disse...

Luis, ser fiel a algo não quer dizer conservadorismo ou inflexibilidade. É possível avançar e crescer com o mesmo posicionamento. A blogosfera é isso aí. Cada um faz dela o que deseja. "Cada um no seu quadrado...

"Teremos..." é um espaço seu e de seus pares - sem pretensões de ser um modelo, apenas um rico e criativo blog.

Abs,

Vitor disse...

"(...) é um espaço onde eu venho buscar cultura e diversão. Os textos são bem escritos e cativam o leitor. O Luís é um cara formidável e fico muito contente de estar comemorando com ele essa primeira meia década do Teremos...sorte, saúde e sucesso ao blog" comemora Vitor Vieira, amigo e admirador dos textos postados pelo autor.