quarta-feira, 8 de abril de 2009


Lei antifumo - já era hora

Gostei muito da lei antifumo que, parece, finalmente vai entrar em vigor. Com ela, cigarros, cachimbos e afins em locais fechados estão proibido. Claro, ainda vai levar um tempo pra isso pegar - 90 dias, na verdade -, mas eu já gostei.

Por que a lei é necessária? Porque falta bom senso. Tem gente que acha que está sendo gentil só pelo fato de não fumar durante as refeições. Peraí, gente! Se você quer soltar fumaça pela boca, que faça isso longe dos outros. Não fumar em restaurantes, bares e lanchonetes não é mais do que obrigação. Também é educação e respeito pelo direito do outro, que não é obrigado a aguentar uma pessoa fedendo tabaco do lado (isso sem nem entrar no mérito da saúde).

Eu imagino: será que vai acabar aquela volta de balada fedendo a cigarro dos pés à cabeça? Não se aproveita uma peça de roupa em situações desse tipo, nem que você fique sentado por 15 minutos no local. O cabelo, então? Cheira cigarro inteiramente. E, se você não tomar banho antes de dormir, o cheiro para no travesseiro. E aí já viu né? Travesseiro quer parece cinzeiro não rola.

Ponto pacífico: cigarro faz mal. Portanto, a lei ajuda a diminuir o hábito de fumar sim. Se você faz tanta questão de fumar com os amigos, pode fazer isso em casa, na rua, em um parque ou locais apropriados. Concordo que essa não deve ser a única - nem principal - maneira de combater o vício. Mas é um importante passo.

Agora, claro, nem tudo são flores. Se o cigarro faz mal, por que não impedir a fabricação dele? Primeiro, e principal: o governo ganha muito em impostos. Se não me engano, quase 70%. Então, claro, é interessante para o governo que o cigarro continue existindo, de certa forma.

Ainda tem muita coisa errada? Tem. A lei é perfeita? Não. Faltam vários detalhes para se resolver. Enquanto isso, ainda existem empresas onde o fumo é tolerado, como se estivéssemos parados nos anos 1970. Me lembram aquelas imagens das redações no filme Superman, em que o cigarro é um denominador comum em quase todas as mesas, juntamente com os cinzeiros.

O que você acha de tudo isso?

6 comentários:

Fernando Thuler disse...

Muito apoiado! Já passou da hora. É nossa esperança de sair para onde for e voltar sempre cheirosos. Acho que a medida também contribui para que as pessoas se sintam influenciadas a deixar o vício do fumo.

Panqueique disse...

Como quase ex-fumante (sete meses), acho certo. É chato demais dividir fumaça com os outros. E outra: tá ficando fora de moda tanta baforada.

Vitor disse...

Eu? Bom, eu to contigo e não abro, luis. Concordo em verso e prosa.

Anônimo disse...

Não sei não !!!!!
Preciso pensar um pouco a respeito.
Afinal de contas, existe o respeito ao direito do outro.
Pensar, pensar, pensar....

Luís Joly disse...

Argumento que ouvi ontem de um fumante. A lei é exagerada, radical demais e não deixa espaço para nada.

Por exemplo, em uma empresa não é permitido ter fumódromo. Ora, se você está no meio SÓ de fumantes, está ciente do risco, não?

A lei não é exagerada nesse ponto?

Flavita disse...

Então, você já sabe o que eu acho. Existem aliás vários comportamentos sociais que me incomodam e prejudicam a minha saúde e, sinceramente, proibir as pessoas de viver não me parece uma política razoável. Olha, o governo deixa cigarro ser vendido porque se beneficia financeiramente, vc mesmo pontuou isso. Então, me parece patético dizer que cigarro faz mal e vc não pode mais fumar ao andar no shopping. Dois pesos, duas medidas. E eu não sou ex-fumante, nem fumante. Aliás, nunca experimentei um cigarro na vida. Meus pulmões estão ótimos tendo fumantes na família e amigos fumantes. Repressão não é igual à educação. Por acaso o consumo de drogas está diminuindo? Até onde eu sei não é permitido uso de maconha, cocaína e similares em lugar nenhum. Então, a verdade é que não estamos preocupados com os fumantes e sim com o nosso umbigo. Se a preocupação é o meu umbigo, eu cuido dele direitinho e não convivo com quem tá fumando na minha cara. Simples assim. Quanto às empresas dos anos 70 que deixam as pessoas fumar no trabalho...bom, eu conheço uma em que 2 pessoas fumam no salão. Aliás, esse é um assunto bem fácil de se reolver. É só querer. As pessoas costumam ser sensíveis a apelos diretos e honestos. Nem todo mundo vai advinhar ;o)

A lei é falha e poderia ser mudada antes de ser aplicada. O negócio é que é mais fácil para todo mundo deiar o governo fazer o que quer e do jeito que quer. Assim a gente pode dizer que a culpa é deles e não nossa. O governo não quer que as pessoas parem de fumar pq ganha $ com isso, mas também precisa de votos de quem não é fumante (a maioria) e não tá a fim de aguentar fumacê.

Contraditório, no mínimo...