quinta-feira, 18 de junho de 2009

De médico, jornalista e louco, todo mundo tem um pouco



Não gosto de entrar nessas questões políticas, mas aqui faço questão de deixar minha opinião. Sobre a recente decisão de não obrigar o diploma de jornalista para exercer o cargo, digo: sou contra.

A decisão do governo apenas banaliza mais a profissão, fazendo com que qualquer apresentadora modelo, blogueiro ou gari possa roubar a posição de alguém que estudou pra isso. Assim, gastei quatro anos da minha faculdade para nada. Torrei o dinheiro e joguei no lixo.

Não atuo como jornalista na imprensa diretamente, mas ainda assim acho um desrespeito com a classe. Aliás, que classe? Afinal de contas, agora qualquer pessoa é jornalista. Como muitos especialistas dizem por aí, a profissão deve ser extinta.

Não aprendi a escrever na faculdade. Melhorei minhas técnicas lá. Lamentável, portanto. Se soubesse disso, teria feito biblioteconomia, oceanografia, hotelaria, etc. Pelo menos ali o diploma é obrigatório.

6 comentários:

Caru disse...

Joly querido,

Discordo de você por um milhão de razões. Acho, sim, que para ser jornalista é necessário muito estudo, conhecimento, cultura. Mas infelizmente isso não aprendemos num curso de jornalismo. Tavez fosse o caso de reestruturar o curso de jornalismo. Aí, sim.
Porque na verdade o bom jornalista é aquele que souber usar as ferramentas para buscar seu diferencial, para ter mais conhecimento, para entender mais do que quer entender. Não é o que fez o curso de jornalismo e conseguiu um diploma.
Exercício básico: pense nas pessoas que se formaram com você. Quer frequentaram exatamente o mesmo curso, com os mesmos professores, ao mesmo tempo. O seu diploma vale exatemente a mesma coisa que o deles. Você considera que são jornalistas do mesmo jeito?

beijinhos

Luís Joly disse...

Então jamais deveriam ter inventado o curso de jornalismo. Não depois de milhões de pessoas terem perdido tempo em faculdades.

Concordo que minha faculdade não foi essencial para o que aprendi, mas não concordo com mudar tudo agora.

Pois que reestruturem os cursos então. Ser jornalista é ser formador de opinião, é induzir as pessoas a determinados hábitos, comportamentos e atitudes. Não é coisa que qualquer um deveria fazer.

Ju Monteiro disse...

E forma-se mais uma polêmica...

Concordo com a reestruturação do curso e, principalmente, em sua modernização.

Mas defendo a idéia do Joly. Não podemos nivelar por baixo, nunca. É um desrespeito com quem gastou dinheiro, tempo e neurônios em quatro intermináveis anos na faculdade. Isso sem contarmos no sonho de muitos...

Uma classe formadora de opinião, mas que não conseguiu se organizar o suficiente para evitar que isso acontecesse. Uma pena...

Luís Joly disse...

Muito bem observado o último parágrafo.

Casa de ferreiro, espeto de Paulo.

Feer Amaral disse...

oi Joly..
Bom, concordo em termos com vc...
meu sonho é fazer faculdade de jornalismo, e como vc, desenvolver a tecnica que (eu acho) ja tenho, mas ao meu ver, ser jornalista é mais do que ter um diploma, é ter alma de jornalista, assim, como ser médico, eu acho o jornalismo, um dom, o dom da escrita, da linguagem... eu quero um diploma pra poder exercer a profissão sem medo de algum boyzinho de quinta que acha que escreve tomar meu lugar! Tudo o que somos, tudo que aprendemos ao longo da vida nos faz sermos bons jornalistar e ter a visão dos fatos e do mundo que outras pessoas não têm...
Espero ter sido clara...

Um bjoO...

Paz e Força Sempre!

Luís Joly disse...

Você vê então, Feefeh. Seu caso é interessante, já que ainda não fez faculdade.

Qual o interesse que você tem em fazer uma faculdade cujo diploma não é necessário?

A longo prazo, as faculdades de jornalismo podem acabar?