sexta-feira, 10 de julho de 2009

Os Nove (+ 1) mais -
Personagens de novelas


Não sei por qual razão, mas resolvi chutar o balde no lado cult do blog e colocar aqui um pouco de cultura inútil, área por onde, devo dizer, passeio bastante. Então, lá vão meus 9 personagens favoritos de novelas. Por que nove? Porque deixo o décimo para vocês sugerirem, nos comentários dos posts.

Ah, sim, vale dizer que a última novela que eu vi mesmo foi Terra Nostra, de 1998. Depois dela, sem falsa demagogia, a TV a cabo entrou na minha vida e hoje assisto muito, muito pouco de TV aberta. Meu período noveleiro máximo foi entre 1989 e 1998.

Portanto, seguindo o barco e minha linha de conhecimento, vamos lá:

10. É com você! Quem está faltando nessa lista?? Deixe um comentário dizendo.

9. Sinhozinho Malta (Roque Santeiro, 1985): não acompanhei essa novela já que era muito novo, mas tenho flashes de lembrança desse importante nome vivido por Lima Duarte. E, como não lembro muito, nem tenho o que falar. Só a citação aqui mesmo.

8. Babalu (Quatro por Quatro, 1994): Letícia Spiller perdeu de vez a imagem de paquita quando viveu a Babalu. Gostei muito dessa novela, que trazia uma série de personagens legais. Babalu criou tendência de moda, na época, no Rio de Janeiro. Diversas "Babalus" surgiam pelas ruas cariocas, sempre de mini-saias, uma blusinha curta e salto alto (boas lembranças...).

7. Jeremias Berdinazzi (O Rei do Gado, 1996): Raul Cortez dando um show de interpretação. A novela foi decaindo com o passar dos meses, mas ele apaixonado pela empregada Giudite (Judite?) quando já estava doente era muito legal de ver.

6. João Pedro (Renascer, 1993): Marcos Palmeira era o filho "enjeitado" de José Inocêncio, e passou sua vida sendo sempre o menos querido dos três irmãos. Marcos Palmeira inspirou-se muito no seu personagem de Pantanal, quatro anos antes. Mas, como eu vi mais Renascer do que Pantanal...

5. Velho do Rio (Pantanal, 1989): outro clássico das novelas rurais (sempre foram minhas preferidas), o Velho do Rio (Cláudio Marzo) me dava medo. Criança ainda, via aquele velho andando pelos rios da região e demorei pra descobrir que ele era o Zé Leôncio, outro personagem da novela (tipo não saber que o Sr. Barriga era o Nhônho).

4. Tonho da Lua (Mulheres de Areia, 1993): Um clássico! Quem nunca imitou o jeito de falar do famoso Tonho da Lua "aaaa Rutinha é minha amiga!"? Marcos Frota deu vida a esse curioso personagem, que sempre abotoava os botões de cima da camisa e deixava os de baixo, revelando a barriga.

3. Don Lázaro Venturini (Meu Bem, meu Mal, 1989): Mais uma cena que a Globo conseguiu colocar na (minha) história. Lembro de vários momentos do Don Lázaro (Lima Duarte) em sua recuperação do derrame cerebral que sofrera na trama. A hora em que voltou a escutar, por exemplo. Mas o clássico maior é a cena "eu quero melão", que vocês podem rever aqui.

3. Bruno B. Mezenga (Rei do Gado, 1996): Rei do Gado sempre foi uma tentativa meio barata de reviver o grande sucesso de Renascer, de três anos antes. E Bruno Mezenga (Antônio Fagundes) imitava bastante o José Inocêncio. Não empolgou, mas ajudou bastante na briga dos Mezenga X Berdinazzi.

1. José Inocêncio (Renascer, 1993): vivido por Antônio Fagundes, o cara era o máximo. Coronel daquelas fazendas de cacau na Bahia (pelo menos na novela elas existem), ele chegou à região ainda novo (Leonardo Vieira) e enterrou seu facão na frente de um enorme jequitibá-rei. (relembre aqui). Enquanto o facão estivesse ali, ele jamais morreria por "morte morrida ou morte matada". Brilhante!

11 comentários:

Ananias o Grande disse...

Po jack, eu nunca assisti muitas novelas, mas pra mim não pode faltar nessa lista o Cirillo do Carrossel, ídolo máximo (abra uma exceção por não ser novela brasileira)

E pela sua idade (que por acaso eu sei qual é hahaha) deveriam estar nessas listas alguns personagens da TV Tupi e Fotonovelas que eu tenho certeza que você acompanhava na sua época

abraços

Luís Joly disse...

hahahahahahaha

Você tem razão, Ananias. Cirillo é uma boa sugestão. Pensei muito pequeno, apenas nas novelas da Globo, praticamente.

Agora, Cirillo ou Jaime Palilo?

Marcelo Macedo disse...

Sou mais o Cirillo. Mas admiro mto o pai do Jaime Palilo. Principalmente naquela vez que ele arrumou o carro do Cirilo pra ele vencer a corrida contra o Jorginho, aquele riquinho que queria pegar a Maria Joaquina...
A corrida foi sensacional. Eles estavam sempre pau a pau, aí o carro do Cirillo quebrava, ele ligava de novo e em 2 segundos já tava pau a pau de novo! hahahah A recuperação era sensacional! Motor renaut, se pá...

Mas voltando ao post, um personagem que eu adorava (e vc nao deve ter visto, mas fica a informaçao) era o Barão de Araruna (ou Coronel Ferreira) da versão nova de Sinhá Moça, vivido pelo Osmar Prado. Ele era muito mau, sarcástico, ironico e sempre ria sozinho. Era incrível.

E outro que lembrei agora, tb pelo Osmar Prado (q pra mim, junto com o Tony Ramos são os melhores) era o Tião Galinha. Mas esse eu lembro mto pouco.

Abraço!

Luís Joly disse...

Boa, Marcelo. O Tião Galinha me passou pela cabeça, mas eu confesso que não lembrava o nome dele, por isso não incluí. Mas eu lembro dele sim, quando ficou louco, e ficava lendo passagens da bíblia de forma repetida e desordenada.

Se não me engano, foi na Renascer também.

Anônimo disse...

Juma!

Vitor disse...

jesus! e eu achando que as coisas nessa ilha é que eram diferentes demais...aparentemente, esse blog mudou também.

Mel disse...

Voto na Dna Armênia em "Rainha da Sucata" de 90 (aquela da lambada "me chama que eu vou..."). A novela por si não teve muita graça e nem rendeu tanto ibope, mas
Aracy Balabanian (que atriz!) como a mãe superprotetora das três "filhinhas" representou muito bem o papel de Armênia e ainda deixou na boca do povo o bordão 'botar tudo NA CHON!'
Uma personagem feminina mereceria ganhar o posto!

Mortadela disse...

Concordo com a Mel, e ainda incluo nessa lista a falecida Odete Rothmann

Ju Monteiro disse...

Vale uma dupla???

Olavo (Wagner Moura) e Bebel (Camila Pitanga.

Inesquecíveis!

Luís Joly disse...

A música era muito boa!

"Me chama que eu vou... oOoO"

Concordo que a Juma tbm é inesquecível.

O clássico Tião Galinha, muito bom.

Esses novos eu não conheço, Ju.

E a Ilda, minha filha?

Tobias disse...

Lá Miroldo, lá!