domingo, 30 de agosto de 2009

Raul Seixas e (mais) uma versão
de Elvis Presley. Plágio?



Será que a imprensa noticia apenas o que interessa? Explico: nos últimos tempo, faz barulho (literalmente) a tal música inédita do Raul Seixas, "Gospel". Teria sido encontrada em um dos baús do Raul e criada a partir da sua voz com um arranjo do Frejat. Fiquei curioso em ouvir a faixa com um cuidado especial. Não sou fã de Raul Seixas - na verdade, nem gosto muito dele -, mas respeito o pioneirismo do cara e até dou uma chance por ele ser um fã declarado de Elvis (aliás, o fundador do primeiro fã clube de Elvis no Brasil).

Comecei a ouvir a tal "Gospel" no celular de um amigo. Bastaram alguns pouco segundos para a melodia ficar familiar. Já ouvi isso antes, pensei. Mais um pouco e pronto! Eu conheço essa música! É uma versão de "Working on The Building", um gospel de Elvis gravado por volta de 1961 e presente no disco "His Hand in Mine", inteiro composto por temas sacros. Não por acaso, aliás, o nome da faixa de Raul recebeu o sugestivo nome, imagino.

Não tive a oportunidade de ver, no disco lançado com a nova faixa do Raul, os créditos da música. Será que eles mencionam ali que trata-se de uma versão? Será um plágio? Pelo que imagino, quando Raul Seixas gravou essa música, não estava pensando em colocá-la no mercado. Portanto, a culpa não foi dele, mas dos artistas que a transformaram em algo comercial - isso, claro, se nenhuma menção existir no encarte.

De qualquer forma, não seria a primeira vez. O parceiro de Raul, Paulo Coelho, já adimitiu no passado que ele e o maluco beleza haviam copiado a música "I Was Born About Ten Thousand Years Ago" (ouça aqui), também gravada por Presley, e a transformaram no hit "Eu nasci há dez mil anos atrás" (sic). Segundo o escritor, foi uma cópia mesmo, mas que agora já ficou pra trás.

Se alguém souber como está o crédito da música no encarte do disco, agradeço se comentar aqui. E se souber de algum veículo de imprensa que mencionou esse fato, também. Afinal, muito se falou dessa música, mas não vi ninguém mencionar que ela é uma cópia descarada de um lado B (aqui no Brasil) do Rei do Rock.

Descarada é exagero? Pois deixo para seus ouvidos compararem. Notem como o arranjo inicial das duas é IGUAL e até o coral que canta ao fundo é bastante similar.

Versão do Raul:



A original do Elvis:

4 comentários:

Rafael disse...

Eu duvido muito que a mídia ou as pessoas que "descobriram" essa canção tenham feito (ou ainda farão) qualquer menção ao fato de ser uma cópia/plágio/inspiração ou que quer que tenha movido o Raul a escrever essa letra.
Mas pelo menos o Raul bebia de uma fonte extraordinária para suas inspirações e isso é o mais importante. E outra, enquanto falarmos de Raul, Elvis e afins daremos menos espaço à desinteressante cena rockeira nacional da atualidade.
Abs.

Luís Joly disse...

Como, por exemplo, o post anterior a este!

anrafel disse...

E "SOS/Mr. Spaceman"?

Luís Joly disse...

É do Elvis?