quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Achando Escondido

"Escondido" é o nome de uma cidade próxima de onde nasceu J J Cale

Como já falei aqui anteriormente, nada é melhor do que nascer ignorante. É uma dádiva a gente não saber tudo. E um enorme prazer ir aprendendo aos poucos, especialmente quando menos se espera.

Uso muito esssa lógica no campo musical, onde tenho modesto conhecimento. Vou descobrindo, sem pressa, novas e (especialmente) velhas bandas. Pois foi pelas bandas de um amigo mineiro que este CD chegou ao meu conhecimento: The Road To Escondido, de Eric Clapton e J. J. Cale (2006).

Esse CD estava sendo tocado durante uma pequena reunião de amigos. E me chamou a atenção o blues gostoso e melódico, cheio de ritmo, acalentador e instigante ao mesmo tempo. Fui atrás da capinha e decorei o nome.

Nem sabia quem era J. J. Cale. Algumas pesquisas depois, fiquei sabendo que ele é o composito de Cocaine, um dos maiores sucessos de Clapton, entre outros. Na verdade, o estilo famoso de Clapton é bastante inspirado em Cale. Road to Escondido nasceu em 2003, quando Clapton pediu que Cale produzisse um álbum para ele. Conversa vai e vem, os dois decidiram gravar juntoso. Cale levou sua banda para trabalhar no disco e acabou dominando - não sozinho, já que uma série de músicos famosos trabalharam no CD. Ele é o compositor de 11 das 14 músicas do disco.

Porém, não estranhe se você não conseguir diferenciar Clapton de Cale. A voz, o estilo de cantar o blues e até alguns solos são bem parecidos. Algo até esperado, considerando que um meio que se inspirou no outro.

Road to Escondido é um daqueles discos de blues que dificilmente vai frustrar alguém. O som é gostoso de ouvir. Solos bem feitos, um teclado de fundo que anima e batidas lentas e rápidas. Ao contrário do famoso Riding With The King, em que Clapton junta-se a B.B King, neste CD você vai encontrar um blues com uma pegada mais country. Menos sacana, menos direta, mais discreta e suave. O CD abre com Danger, e logo você se pergunta quem está cantando. As duas vozes soam calmantes e simbióticas. Porém, recomendo que você, antes de ouvir o CD inteiro, pule para a faixa 7, de nome It's Easy. Que gostosa! Um ritmo contagiante, eu adorei.

O álbum, fiquei sabendo, levou o Grammy de 2008 como melhor disco de blues contemporâneo. Pra quem ficou interessado, a melhor notícia: encontrei um CD 2 em 1 com The Road to Escondido e Back Home, álbum de Clapton de 2005, por apenas R$ 12,90! Onde? Na Videolar.com. Acessa lá e procura.

Nenhum comentário: