domingo, 31 de agosto de 2008

À Prova de Tudo, um teste de estômago no Discovery Channel

E eis que, assistindo ao Discovery Channel, acabo pegando o programa À Prova de tudo: o Cardápio de Bear. O conteúdo? Uma hora inteira com o "melhor" das viagens do tal Bear, um maluco que diverte-se nos mostrando o que é possível comer quando estamos em uma situação de abandono completo em um local remoto.

Não passou nem meia hora ainda e eu já descobri que, no deserto do Saara, você pode comer uma aranha viva, que uma cobra é extremamente saudável no Panamá e as fezes de elefantes africanos possuem bastante água para te salvar a vida. Mais? Pois saiba que os testículos de um bode, quando comidos cru, são ricos em potássio e podem representar a diferença entre morrer e viver mais algumas horas.

Em cada uma das "iguarias", ele comenta quantas calorias ela possui. Um butídio, uma das mais mortíferas espécies de escorpião que existem (isso segundo o canal, claro), possui menos de 10 calorias. Ou seja, você teria de comer vários deles em um deserto para viver. Isso, claro, se conseguir separar a parte venenosa da "boa". Ainda assim, corre o risco de contrair doenças devido a possíveis parasitas presentes no escorpião.

A questão é: quantos de nós já passou, ou ao menos conhece alguém que chegou perto de passar por algo minimamente semelhante às situações propositadamente vividas pelo apresentador? Nota-se: ele ainda faz questão de mastigar com a boca aberta, assim é possível ver detalhes sórdidos (como se o programa inteiro já não fosse um) como as patas da aranha viva sendo esmagadas ou o sangue de um olho de carneiro escorrendo pelos lábios.

Qual a verdadeira intenção de um programa como esse? Audiência ou uma incrível e fascínora prestação de serviços?

De qualquer maneira, já sei que não passo mais sede nessa vida. Afinal, segundo Bear, em situações extremas é possível beber sua própria urina. "Afinal, se você fizesse xixi no chão, estaria desperdiçando todo aquele líquido", comenta o sujeito, complementando com a cereja no bolo de momentos grotescos: "mas atenção, só faça isso em último caso."

Para qualquer maluco interessado, abaixo tem um pouco das peripécias de Bear.


3 comentários:

Vitor disse...

Cara, sempre que me deparo com essas perguntas que você se fez, eu me lembro do verdadeiro propósito da televisão: entreter com bizarrices. Ninguém gosta de ver coisas normais, que acontecem em seus cotidianos. O mais legal é ver essas coisas extremas, que nunca acontecerão com nenhum de nós mas que, mesmo assim, prendem nossa atenção.
Em resumo, se eu estivesse passando pelo canal, com certeza, teria parado para assistir também (por mais insensato que isso possa parecer).

Anônimo disse...

Joly, o seguinte anúncio Google está neste momento postado no blog, devido ao tema deste post:

"escorpiões
Albrasil tem dedetizador para acabar com os escorpiões"

Rapaz, agora tô tranquilo!...rs...

Grande abraço.

Eliza Lynch disse...

Oi Luís.

Acho que a humanidade tem uma curiosidade por coisas nojentas, assim como tem por mórbidas.

Onde eu trabalho, odeio ir almoçar só com os meninos. Eles adoram ficar falando sobre coisas escatológicas na mesa. É tipo um concurso.
Não, eles não têm 16 anos, têm entre 25 e 40.

Vou dar a dica do programa pra eles, se é que já não conhecessem.
E no bem da verdade, fiquei curiosa também! Vou assitir! hehe
beijos