quarta-feira, 22 de outubro de 2008

E a tal da crise mundial virou desculpa pra tudo

Já notaram que, ultimamente, a crise mundial é desculpa para qualquer negação? As pessoas usam-na como se já estivéssemos em frangalho economicamente desde o início do ano - ou antes. A regra é clara: se algo não funcionou como gostaria, se não quer agradar seu parente ou subordinados, culpe a crise. Ela está aí pra isso.

Até o mês passado, o Brasil era o país do futuro, o BRIC era o filão a ser explorado e as ações eram sucesso garantido. Passou-se um mês e tudo mudou. O Brasil corta gastos, o BRIC voltou à miséria e as ações...ah, as ações. De repente, as empresas perderam seus lucros do ano todo (e não só do mês da crise), o dinheiro simplesmente sumiu e todo problema pode ser, simples assim, atribuído à crise. Quer ver?

***

- D. Rosaly, tá acabando a lata de óleo, tem mais?
- Acabou. É a crise.

***

- Pessoal, o prazo mudou e vou precisar do relatório mensal uma semana antes.
- Uma semana antes? Mas por que?!
- É a crise, gente...É a crise.

***

- Chefe, veja mais uma saideira pra gente e a conta.
- A saideira não vai dar, campeão. A cerveja acabou.
- Como assim a cerveja acabou?!
- Parece que a crise tá feia lá.

***

- E pra beber, o quê?
- Uma coca com gelo e laranja.
- Laranja?!
- Pois é. Crise mundial.

***

- Mãe, estou com falta de ar. Mas está muito forte!
- Ih, vamos pro hospital, isso é crise.

***

- Poxa, meu amor, isso nunca me aconteceu antes...
- Como assim, a gente já tá tentando desde o começo do ano!
- É, mas com essa crise...

7 comentários:

Fernando Thuler disse...

E mais, de um dia para outro todos entendem sobre o mercado de ações. "Tenho que economizar porque as ações do jeito que caminham, não vai dar não!". É lamentável, tudo continua normal em nossas terras. No fundo todo mundo sabe disso. Mas qual é o brasileiro que nunca gostou de viver com uma desculpa em baixo do braço? É, continuamos tentando dar um jeito no jeitinho...

Luís Joly disse...

Muito bem lembrado! Como já disse aqui na época do caso Isabela ou nas Olimpíadas, de repente todo mundo vira especialista! Nunca soube que tantos amigos meus investiam em ações. Da noite pro dia, todo mundo começa a dizer que precisa "repensar" seus investimentos.

E o conselho clássico, que ouvi de todos: "quando tá ruim, não tira. Espera a crise acabar que vai valer a pena".

Panqueique disse...

Olha, o fato é que o ser humano adora uma desgraça. E não é só no Brasil não amigo Fernando. Está na essência ficar atraído pelo o que gera polêmica. Por isso o sucesso do Big Brother, das mortes, roubos etc. Quanto à crise, vale ressaltar que não é bem assim que não nos afetou. Existe sim riscos e tem gente que perdeu grana, e muita. O que não se justifica é tamanho alarde. Acho interessante entender sobre o tema para ver o que pode acontecer na vida de cada um. No entanto, sou contra as pessoas que acham que tudo vai dar errado e não têm nem uma poupança. É isso aí.

Luís Joly disse...

Veja bem, amiga Pan: não acho que a crise não nos afetou. Claro que a gente também sofre com o que acontece em todo o mundo.

Mas acho ridículo quem usa a crise como desculpa para períodos em que ainda NÃO havia crise alguma e tudo ia bem.

No mais, concordo com você

Caru disse...

Amigos todos,
A verdade é que o post é ótimo. Apesar da ironia é muito verdadeiro!!
E posso dizer o que mais gostei? Foi de você dizer que acabou a LATA de óleo! Pontooo!!!
bjs saudosos, já de novo.

Anônimo disse...

Eu vivo uma "crise profissional" há pelo menos três anos....e nesses três anos fui adiando a compra o AP....porque não sabia onde a tal da crise ia chegar....aí, um dia acordei e pensei: "opa, tô nessa há três anos e a tal da crise continua e ninguém resolve nada....e um jogando pro outro, o outro jogando pro um. Quer saber vou comprar o AP". E foi o que eu fiz....e a crise continua, continua e continua, mas a vida também....ou seja, a crise é desculpa pra tudo mesmo...a mais nova é que não sabemos se teremos a conta por mais um mês, dois meses, seis meses...putz, pensei novamente: "lá vem mais uma crise". Indaguei: mas a empresa sabe pra onde vai? a resposta: "não". Putz, pensei novamente: lá vou eu parar a minha vida por mais três anos?? NO WAY....claro que não foi bem essa palavra que eu pensei, mas em respeito a você e aos que lêem o seu blog, melhor ficar com essa palavra mesmo...rs...resumindo: CHEGA DE TANTA DESCULPA!!!!....vamo trabalhá e fazer o nosso....rsss.....(e o trabalhá é assim mesmo em homenagem a um político...rssss...)
e antes de mais nada: fui!...rs
bjsssss

Eliza Lynch disse...

A Marta perdeu por causa da crise ou o Kassab ganhou por causa ca crise?