terça-feira, 18 de novembro de 2008

Dica cultural - James Burton no Brasil

Presley e Burton em 1970: sintonia musical como poucas

Gente, fica aqui uma rápida dica cultural (que interessa muito a mim). James Burton, o guitarrista de Elvis de 1969 até sua morte, em 1977, estará no Brasil para um show. Burton esteve em todos os esgotantes shows de Presley durante sua fase final e, junto de Ronnie Tut e demais membros da banda que ficou conhecida como "TCB Band", reinventou o som do Rei do Rock e o colocou de novo na vanguarda da música da época.

É da época de James Burton como lead guitar músicas como "Burning Love", "Suspicious Minds" (ao vivo), "The Wonder of You", além de versões muito bem repaginadas de "Hound Dog" em blues e do soul sulista "Polk Salad Annie" que já citei aqui no post de Tony Joe White.

Fica aqui o registro rápido (até porque certamente irei escrever mais sobre isso depois do show). Quem quiser me encontrar, estarei lá (na mesa da frente)!

Serviço
James Burton no Brasil
27/11 às 22h
Bourbon Street
R$ 65,00

E, para os que estão em dúvida, deixo aqui um pouco do que era Burton ao lado de Presley. Eis a citada versão de "Hound Dog" em blues, gravada no Madison Square Garden, em 1972. Note como a guitarra estridente (além da bateria, devo dizer) faz toda a diferença na música.


2 comentários:

Viva Elvis Brasil disse...

No show dos 30 anos lá em Memphis, foi o que eu mais me aproximei de um show de Elvis, com Burton e quase todo mundo que tocou e cantou com Elvis lá no palco e elvis projetado num telão. Aí eu me perguntava: tem como não admirar esse pessoal me diz?!?!?!?

Viva Elvis Brasil disse...

Ah, foi ótimo vc ter votlado a entrar em contato lá no F1 Girls pq eu tinha perdido o link do teu blog, agora ele já está devidamente linkado no Aloha (http://alohabrasil.blogspot.com)