quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Mi, sol. Dó


Sonho com uma música. Ela não tem fim, mas seu começo também é nebuloso. Ela empolga, mas só depois de um tempo. Ela não tem tempo definido, nem tem dó. Sonho com uma música que rege minha alma, mas ao mesmo tempo desafina meu tom de clamor. Sonho com essa canção; sonho com um uníssono que consiga unir mente e pensamento. Sonho com o tom em si, sonho com sustenidos de certeza.

Sonho com uma música perfeita, que seja irremediavelmente irreconhecível. Sonho com uma nota apenas, que com centenas de ostinatos, alcancem o diapasão de meu outrora. Sonho com virtudes e acordes. Sonho que um dia não acorde. Sonho com um verso interminável. Com um quê de fuga, com um grave de sol. Sonho com um refrão de esperança, com interlúdios, sorriso de criança.

Sonho que minha canção terá rima e será pobre; terá erros e será pentatônica. Sonho que misture drama com a explosão de um olhar; que vibre lá, mas jamais deixe ré cética. Sua ligadura terá sinfonia. Ainda assim, será possível chorar ao cantar. Sua melodia, harmoniosa, tenebrosa, ouvidos de quem afina.

Não será preciso metrónomo. De fato, nem mesmo o ritmo de valsas será capaz de acompanhá-la. Sua suave batida encantará aos mais exigentes. Seus timbres profundos e agudos penetrarão por dermes, epidermes, endodermes. Uma modulação de sorrisos como o que você viu quando se apaixonou. Seu clímax lhe lembrará o primeiro toque. Soará como uma serenata que jamais ouviu; na altura em que entrar uma oitava acima, você estará no sétimo céu.

Por fim, terminará como jamais começou. A música que eu tanto sonho silenciará, sublime, sensível, certa de que seu sustenido soou a mais bela sonata aos bons ouvidos e bigornas que foram sussurados pela indecente música dos apaixonados.

*A foto foi feita em Cuba, em um velho restaurante de Havana

Um comentário:

Anônimo disse...

... e quando os olhos se abrem e a realidade se instala, sente que a barreira (a que nos impede de viver o sonho)é muito mais amarga! Mas o gosto que fica do prazer de sentir tal sonoridade, recarrega qualquer solidão!

Ps.: Engraçado que você esteve no meu sonho esta noite!