sexta-feira, 11 de setembro de 2009

O círculo vicioso no caso Piquet

Ainda vou falar mais sobre o assunto, mas por enquanto queria só mostrar o círculo vicioso criado pelo escândalo Piquet X Renault.

Um diz ao outro que nada disso é verdade. O outro nega, o primeiro acusa. Não é possível concluir nada, a não ser que o resultado disso será péssimo para todos:

1. Para a F-1, que simplesmente tem um magnetismo com escândalos nos últimos tempos e perde o tom de seriedade entre novos e atuais fãs;
2. Para a família Piquet, que fica imunda em um mar de lama. Para o pai, Nelson, uma mancha no currículo e um envolvimento exagerado na carreira do filho. Para Nelsinho, um possível fim em sua curta carreira na F-1 e a imagem de se agarrar na "saia" do pai;
3. Para a Renault, que já gasta milhões todos os anos com a F-1, categoria que ela cogitava abandonar. Uma crise tão grande que ultrapassa a seara do esporte e arranha sua imagem institucional. O que nos leva de volta a...
1. F-1, por outro motivo: uma eventual saída da Renault enfraquece a categoria. Equipes como Williams e Force India pensavam em usar os motores franceses ano que vem. Agora, podem rever seus planos.

Enfim, verdade ou mentira, é ruim para todo mundo. E agora, terá de ser investigado.

4 comentários:

Felipe Vaiano disse...

Eu lembro quando a formula 1 era disputada em sua maioria por equipes e não montadoras, como Brabham, Tyrrel, Minardi, McLaren, Willams, Benetton, etc e não era por isso que a categoria era pior e menor emocionante.
Esse negocio de fazer da formula 1, um showroom das mega-ultra-gigantescas-automotivas só gerou alguma riqueza, ainda que seja apenas financeira, para seus organizadores. Emoção, só se for com os escandalos.

Estão todos com apavorados com a saida das mega-ultra-gigantescas-automotivas e entrada das pequenas fabricas de corrida, mas essa na verdade pode ser a solução da F1. O melhor exemplo disso é a neutralidade que a pequena gigante BraunGP tem com relação a liberdade de seus pilotos, coisa que NÃO se vê numa mega-ultra-gigantescas-automotiva Ferrari.

Alguém é contra a F1 voltar a ser o que era antes?

E-farsas disse...

Olá!

Gostaria de convida-lo para uma entrevista em nosso programa pra gente falar sobre os seus livros! Topa?

Luís Joly disse...

Eu definitivamente sou a favor. As montadoras tem um papel importante na F-1, mas jamais podem ser as protagonistas. Senão, dá no que já deu com Honda, Renault, Toyota e muitas outras que ainda decidirão sair um dia.

Luís Joly disse...

Que tipo de entrevista? Para qual programa?

Me mande um email no luis.joly GMAIL com os detalhes, pls.

Abs