segunda-feira, 5 de abril de 2010

Dá gosto ver o Lewis Hamilton correr

Hamilton na época do kart: o capacete já lembrava o de Ayrton Senna, seu eterno ídolo

Somos saudosistas por natureza. É do ser humano lembrar com orgulho dos tempos antigos, que os mais jovens não testemunharam. O “antigamente” é sempre melhor. Se seguirmos essa lógica e a aplicarmos ao universo da Fórmula 1, é fácil elogiar Lewis Hamilton, o piloto que evoca os grandes nomes do automobilismo - já falei sobre o estilo de pilotagem dele em outras colunas, mas nunca exclusivamente sobre isso.

Dá gosto ver o piloto da McLaren correndo. Hamilton é a antítese da obviedade, do previsível, na categoria. Uma combinação que parece unir Ayrton Senna, Gilles Villeneuve e Nigel Mansell em apenas uma pessoa. Hamilton talvez não seja o melhor piloto do grid. Para isso, é necessária uma combinação de diversos elementos, e isso talvez ele só consiga com o tempo – ou talvez não consiga nunca. Mas, fato é que ele é o mais rápido em momentos de adversidade.

O Grande Prêmio da Malásia, se não teve chuva no domingo, teve no sábado. E isso (somado a um erro de estratégia) ajudou no processo de colocar as duas Ferrari e McLaren no fim do grid. Naturalmente que os quatro pilotos fariam, de um jeito ou de outro, as ultrapassagens que precisavam para alcançar a zona de pontuação. Mas Hamilton vai além: ele arrisca mais que qualquer um. Enquanto muitos passaram apenas nos boxes, ele ousou, na pista, ultrapassar. O preço para isso é alto: entre genial e genioso, há uma linha tênue, e o jovem piloto alterna momentos maravilhosos com erros bobos. Mas garante a audiência da corrida e ganha uma legião de fãs em todo o mundo.

Lewis Hamilton ainda encaixa-se como uma luva nos planos de Jean Todt de fazer a F-1 voltar aos tempos de ouro, mas com a segurança de hoje. Mesmo que isso gere dúvidas. Na etapa malaia, mais uma vez o piloto da McLaren remeteu ao passado. Quando o valente Vitaly Petrov, da Renault, tentou recuperar a vaga roubada por Hamilton, viu o inglês “dançar” na pista, de um lado para o outro, evitando que o russo pegasse o vácuo para ultrapassá-lo. Esperada, diversas críticas por parte da Renault sobre a manobra, que lembra, em muito, o que Senna fazia com Alain Prost nas brigas de McLaren. Em uma delas, em Estoril, 1988, Prost reclamou após a corrida. Nada mudou, mesmo assim. Senna seguiu ousado até o fim da vida.

Pilotos como Lewis Hamilton sempre serão alvo de polêmicas, críticas, ofensas e dúvidas. Porém, isso não irá mudar a maneira como ele conduz seu carro. Sempre buscando a ultrapassagem, algo a mais e um segundo a menos. Talvez não sejam os maiores campeões da categoria, mas são sempre os mais admirados e lembrados nos especiais de TV e vídeos da internet.

Um comentário:

Unknown disse...

Tambem sou uma viuva do ICQ...Passei altas horas da madrugada conversando ali. Engracado que tinha perdido a nocao da importancia daquela epoca. Nostalgia...
Abracos