quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Natal sem Simone: a análise de
Elvis Presley
Christmas Duets

Wynonna Judd, uma das vozes ao lado de Elvis: "As pessoas sempre me
perguntam com quem eu mais gostaria de cantar junto. Minha resposta sempre foi 'Elvis'...claro"


Um dia após o post sobre o disco do Elvis, o álbum chegou em casa pelo correio. Portanto, aproveito o assunto para deixar aqui uma análise mais detalhada do álbum - que, aliás, saiu US$ 17.00, já com fretes e taxas de entrega pela Amazon.com.

Ouvi ontem no caminho de casa. A primeira impressão foi um ligeiro desapontamento. Em sua maioria, os duetos davam a impressão de over. Afinal, se as músicas com Elvis já soavam fantásticas, por que deveriam adicionar uma outra voz ali? Então - detalhe crucial - esqueci que eu sou um fã. E, como fã, ficaria incomodado com alguém "mexendo" nas músicas do meu cantor favorito. Isto resolvido, deixei de lado meus preconceitos e ouvi o disco de novo.

Para quem não quer ler o texto até o fim, eis o resumo: chega de Natal com Simone!! Surge, enfim, um novo álbum festivo, excelente e com motivos de sobra para encerrar a era "então é Natal", um período negro em que a cantora baiana rompeu todas as barreiras do bom senso e tentou transformar o período mais alegre do ano em uma agrura musical constante com tendências suicidas.

Meu maior dilema para apreciar e entender o álbum de Presley foi: como fazer um dueto póstumo em músicas que já possuem diversos backing vocals? O caso não foi bem resolvido em algumas faixas. É o caso do hino americano do Natal, O Come All Ye Faithful, com Olivia Newton-John (sim, a mesma de Grease). A música em si já possui tantas vozes do coral que a participação de Olivia fica confusa na música. Ela parece jogada no meio de um grupo de cantores e pouco consegue se destacar.

Felizmente, ela foi uma exceção no tracklist.

O primeiro atrativo que chama a atenção em Elvis Presley Christmas Duets é o retrabalho das canções. Todas foram refeitas, restando em alguns casos somente a voz de Elvis. Novos pianos, baterias, violinos e arranjos de fundo dão uma nova e fresca roupagem para canções já um pouco surradas. É o caso da belíssima I'll Be Home For Christmas, um clássico que ganhou tons de Sinatra com um piano mais sensual e direito a um solo.

Silent Night, a versão gringa da nossa Noite Feliz, é um bom exemplo de como este CD vai ficando melhor a cada reprodução. Não gostei na primeira vez. Melhorou na segunda. E foi paixão a partir da terceira vez. Não conheço a Sara Evans (que divide a canção com Presley), mas sei que ela fez um trabalho incrível ali como segunda voz para o Rei do Rock. O mesmo em White Christmas, outro clássico, desta vez ao lado de Amy Grant. O nervoso blues Merry Christmas, Baby ganha uma longa versão de 8 minutos - a gravadora decidiu usar o take completo de Elvis em vez do editado e mais comuns nos últimos CDs de Natal.

O destaque entre os duetos, certamente, fica para Santa Claus is Back in Town, outro blues, com Wynonna Judd. A voz rouca e grave da cantora casou perfeitamente com este sucesso gravado em 1957, mas que nunca soou tão atual. Com novos instrumentos e batidas, a qualidade de som é tão cristalina que você chega a ouvir a retomada de fôlego de Presley entre um verso e outro.

Faixas bônus | O CD inteiro é composto de 13 faixas, sendo 10 delas com parcerias, sempre com cantoras do universo country. As três restantes entram como extras e permanecem só com Elvis, mas também com novos e surpreendentes arranjos. Destaque para The First Noel, que sempre teve magnitude para ser profunda e apaixonante, mas nunca convenceu. Agora, Presley e seu coral ganham cordas que entram na sua alma conseguem arrepiar o ouvinte até o verso final. Essa vale aumentar.

De uma forma geral, o CD compensa o investimento, tanto para especializados em Elvis ou não. Vale a compra, importante dizer, não só pelos duetos, mas muito também pelos arranjos e qualidade de som aprimorados que modernizaram as canções.

E atenção: prepare-se, quando (e se) ouvir, para lágrimas. Na noite do dia 24, será fácil cair aos prantos ouvindo certas faixas este CD. Ou então, volte para a Simone... e nunca me convide para sua festa de Natal.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, por US 17 já com frete? Fantástico!!!!! Wonderful!!!! E que bom que podemos iniciar a fase de "chega de Simone no Natal"....realmente, dá vontade de cortar os pulsos....rs
bjs

Viva Elvis Brasil disse...

Putz, saiu de graça o CD e chegou rapidinho aí? Aqui em Recife, já desisti de importar, to no aguardo de uma encomenda desde AGOSTO!!!!

Esse aí chega nas minhas mãos sexta, via Livraria Cultura mesmo. To doida pra ouvir, só tenho ouvido elogios pra ele.