domingo, 29 de novembro de 2009

Os 9 (+1) melhores shows que já fui

9 - Hollywood Rock, algum dia dos anos 1980 - Não me lembro de muita coisa. Mas sei que minha empregada, que foi conosco, adorava cantar "Moro na periferia, aqui pra você!". Eu, criança de tudo, tentava entender o que era aquele "aqui" que ela estava tentando me oferecer com tanta vontade.

8 - Skank, agosto de 2004 - Mais um que rolou de graça (aliás, pensando agora, foram poucos os que paguei). Foi um show exclusivo, no Credicard Hall, para clientes e funcionários da Transitions, empresas que eu fazia assessoria na época. O trabalho de assessoria era um porre, mas valeu por esse show. Ficamos na cara do palco, com espaço para dançar e tudo mais. O destaque foi "Vou Deixar", que ele fez com direito a reprise completa.

7 - Bruno e Marrone, agosto de 2007 - Sim, também tenho meu lado sertanejo. Além da dupla em questão, também já compareci a Gino e Geno e algumas outras. Esse show tava legal porque eles tocaram aquela da pescaria da boa - com direito a trocar a letra para "ver a mulherada no Villa Country ficando louca".

6 - Madonna, dezembro de 2008 - Será que ela canta bem? Não sei. É um espetáculo de luzes e cores tão intenso e bem montado que você fica na dúvida se não era um CD rolando do início ao fim. Mas ela consegue animal. Foi bem legal. Veja mais aqui.

5 - Nenhum de Nós, janeiro de 2008 - Quem? Pois é. Eu já fui a um show do Nenhum de Nós, em Bento Gonçalves, coração da Serra Gaúcha. Não conhecia nenhuma música, mas jamais estive em um show tão lotado (a casa era pequena). Mal havia espaço para andar. Deu apenas para aprender a canção "Me difame, me odeie, só não esqueça que eu amei você". Esse show está aqui pelo contexto. Ao lado do meu melhor amigo, os trocadilhos infames com a banda eram feitos à exaustão, e tenho certeza de que nenhum de nós já foi a um show melhor.

4 - Roberto Carlos, novembro de 2006 - O que falar do Rei, que também está descrito neste blog? Todo mundo deveria ir pelo menos uma vez a um show de Roberto Carlos. É um privilégio. Algo como ter ido a um show de Elvis ou Sinatra. Fui, fiquei em um dos piores lugares, mas mesmo assim curti como nunca clássicos como "Cavalgada", com um show da banda, ou a eterna "Café da Manhã", minha preferida.

3 - AC/DC, novembro de 2009 - Showzaço, e nem tinha como ser diferente. É só olhar no post anterior a este.

2 - Cássia Eller, setembro de 2001 - Fui apresentado à Cássia Eller por uma ex-namorada (ela também me ensinou muitas outras coisas). Fui meio preconceituoso no início, confesso, mas me rendi quando saiu o "MTV Acústico", em 2001 mesmo. Por iniciativa da namorada, fomos ao show dela. E adorei. Ela mandou muito bem, fazendo quase o repertório inteiro daquele disco. Mesmo desplugada, ela mostrou o rock, fazendo "Smells Like Teen Spirit", do Nirvana, e "Há Tempos", da Legião. E ainda tirou um sarro fazendo a dancinha da garrafa.

1.2 - Gaúcho da Fronteira, setembro de 2005 - Fui lembrado por um grande amigo deste show memorável, e portanto tive de adicioná-lo após o post já ter sido publicado. Este show não foi único apenas pelo artista, que já é grandioso, mas pelo contexto. Consegui pegar e gravar o ensaio. Assistimos ao show de camarote; e pouco antes de começar, o grande GF sentou-se em nossa mesa. Tiramos fotos e ele autografou discos e camisas. Histórico, tão pedindo um vanerão. Foi muito bom, as cozinheiras faturaram com pastel, cachorro quente.

1 - James Burton, setembro de 2008 - Mais um que está no Teremos. James Burton, guitarrista de Elvis por toda sua fase de shows nos anos 1970, é um dos mestres da guitarra. Ele tocou no Bourbon Street com uma banda local e mostrou pq acompanhava o Rei. Além disso, esse ganha a primeira posição pelo contexto. Assisti o show ao lado de pessoas incríveis, no melhor lugar da casa, bebendo e comendo bem. Esquema patrão.

Faltou um para fechar 10? Conto, como sempre, com a sua participação. Deixe nos depoimentos um show que marcou sua vida e sua história.

Bônus - Aproveito e incluo aqui também os piores que já fui:

Mallu Magalhães e Marcelo Camelo, setembro de 2009 - Show fraco. Mallu Magalhães é crua, é comum, é normal. Marcelo é bom, mas preferiu reclamar do barulho na plateia. O resultado em detalhes você vê na descrição deste blogueiro.

Chico Buarque, abril de 2000 - Esse entra na lista dos piores simplesmente por quê não vimos o show. O Credicard Hall, então recém-inaugurado, era alto demais. Minha namorada na época ficou com vertigem do lugar alto em que estávamos e sequer chegamos a ver o cantor no palco.

Tem algum pra adicionar entre os sofríveis também? Comenta lá!

14 comentários:

Unknown disse...

Eu sugiro uma outra lista Luis: os shows que daríamos a vida pra ver, mas são impossíveis. Os meus são:

1. Pink Floyd
2. Beatles
3. Rage Against the Machine (eles voltaram, ainda tenho esperanças!)
4. Pantera
5. Nirvana

Depois eu mando a minha lista de shows favoritos. Abs!

Fernando Thuler disse...

Bom, de minha parte, os 5 melhores que presenciei foram:

5. Midnight Oil (Olympia, 1999)
4. Live (Olympia, 2001)
3. Fantômas (Claro que é Rock, 2005)
2. Bon Jovi (Ibirapuera, 1995)
1. Faith No More (Chácara do Jóquei, 2009). A apresentação mais perfeita que uma banda pode fazer no palco.

Luís Joly disse...

Boa, Rafa!

Pensando assim, por cima, seriam:

5. The Doors
4. Jerry Lee Lewis nos anos 60
3. Elvis nos anos 50
2. The Beatles em 65
1. Elvis em 1970, Las Vegas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Minha lista de 5 shows inesquecíveis é:

Sepultura 1996 - Primeiro dos 8 shows do Sepultura que já fui. Último show no Brasil com Max nos vocais. Abertura de Ratos de Porão. Histórico

Ramones 96 - Aramaçan, Santo André. Turnê Adiós Amigos, última do grupo. Não tem o que falar.

Metallica 04 - show em Donnington Park. Especial pelo lugar e pela situação inusitada porque não contou com o baterista Lars Ulrich.
O show contou com participações de bateristas de outras bandas como Dave Lombardo e Joey Jordison.

Rush 02 - Morumbi. Pra mim, valeu por ver ao vivo "a lenda" Neil Peart. Sua técnica é absurda, seu controle sobre o instrumento é invejável.

Iron Maiden 03 - Earls Court, Londres. O quarto dos seis shows que vi da banda. Não sei explicar porque foi sensacional,
acho que foi pelo fato de eu estar fora do Brasil, de ser uma banda de cabeceira... sei que até me emocionei nesse show.

Vitor disse...

A minha lista de shows preferidos é essa:

5 - Cidade Negra (eu tava em Porto Seguro e sabe como é né...)
4 - Madonna (me senti chique)
3 - Zeca Pagodinho Gafieira (a companhia ajudou tbm)
2 - Pagode do Exalta (Exaltasamba)
1 - Blind Pigs, aka Porcos Cegos (despedida da banda no Hangar 110)

Ju Monteiro disse...

Nossa difícil falar...

1 - Pearl Jam no Pacaembu (inesquecícel, chorei do começo ao fim)

2 - Mamonas Assassinas (Atibaia)- Nem precisa explicar pq foi inesquecível - morreram um mes depois.

3 - Ben Harper na Chacara do Jockey (esse ganhou pela civilidade das pessoas)

4 - Roberto Carlos no Ginásio do Ibira (inesquecível)

5 - Nirvana - aconteceu nos meus sonhos, foi incrível! Não tive tempo hábil de ver o Kurt vivo :(

6 - U2 na varanda de uma cobertura no Morumbi (roubaram a camera da Kodak e eu escondi isso de vc!)


O PIOR - Paula Toller na entrega do Folha Top of Mind de 2008 - PELAMOR QUE COISA CHATA!

Luís Joly disse...

Olha, eu também fui a um jabá da Ivete Sangalo, em show acústico. Foi fraco, viu?

Detalhe: música "Festa" era a da moda, então ela mandou uma versão acústica que ficou simplesmente esquecível.

Mari Franceschinelli disse...

Eu também quero!!!

Os melhores:

10. Libertadores (Morumbi/2005) - SÃO PAULO 4 X 0 ATLÉTICO-PR - Sorry, não resisti.
9. Sérgio Reis e Amigos (Cachaçaria Pompéia/2008)
8. Cirque Du Soleil O (2009/Las Vegas) - não dava para deixar de fora. Eu chorei tanto...
7. Sting (Chácara do Jockey/2009) - Pela Cia.
6. Shakira (XXX/2003)
5. Marisa Monte (Tom Brasil/2007)
4. Roberto Carlos (Ibira/2009)
3. Madonna (Morumbi/2008)
2. Beyonce (NY/2009) - Não consegui ver nada, mas foi sensacional mesmo assim.
1. Xuxa no Olimpía em 199X - Inesquecível pq fui com meus primos e meus tios, pq meu pai me colocou no ombro dele, pq ela autografou uma foto para mim e pq não desejava nada mais daquela época do que conhecer a Xuxa.

Os piores:
- Ivete Sangalo (Credicard): pela maconha, pela lotação, pelo povo.
- Edson e Hudson (Rodeio de Ibiuna; e esse mar é azul): nem preciso explicar.
- Daniel e Dudu Nobre (São Sebastião): não consigo me perdoar por isso.

Luís Joly disse...

Mari, adorei o comment! Concordo com o SPFC e Atlético. Estava lá tbm, aliás.

Vitão, seus shows são absolutamente singulares.

dona disse...

Que barbaridade... como voce se esqueceu do maior espetáculo que já presenciamos? Nenhum de nós esqueceria o show do Gaucho da Fronteira no Bovinus!
Quanto ao Nenhum de Nós, definitivamente nenhum de nós conhecia alguma música, mas nenhum de nós deixou de aproveitar bastante.
Enfim, nenhum de nós esquecerá esse momento...

Luís Joly disse...

O senhor tem toda razão...Toda razão! Explique porque!

Vou alterar o post, esqueci desse show ANTOLÓGICO.

Phil disse...

Pra mim foram 3.

1.Oasis (Credicard Hall 2006) - esse show valeu a pena. Mesmo com chuva. Com direito a tocarem uma música que a galera pediu, alterando o set list, coisa rara para Oasis.

2.Paralamas do Sucesso (Pacaembu)
3.Paralamos do Sucesso (Pq. Ibirapuera)

Viva Elvis Brasil disse...

Eu incluiria o show do U2 entre os melhores. E tá certissimo sobre o show do nosso amigo Roberto Carlos.